Pela segunda vez consecutiva, o geólogo paulista José Paulo Netto, presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e CEO da Maxiágua recebeu o Prêmio Personalidade da Hidrogeologia para o Biênio 2019/2020, O prêmio, entregue nos últimos dias de 2021 em função da pandemia, foi um reconhecimento do trabalho do geólogo na presidência da ABAS apesar dos grandes desafios impostos pela pandemia.

Nesse período, José Netto e a ABAS tiveram conquistas da maior importância para o setor. A principal delas está ligada ao Novo Marco do Saneamento e a elaboração e aprovação da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil (GM/MS 888 de 4 de maio de 2021).

A portaria exclui do texto anterior os artigos que limitavam o uso dos poços em áreas onde já houvessem redes públicas de abastecimento, o que impedia que a população pudesse fazer uso da água a partir da mistura da água potável dos poços com a água das concessionárias. Além disso, legaliza soluções alternativas de abastecimento de água coletiva e individual, como é o caso dos poços e delibera ainda os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Ao lado das principais entidades internacionais de Águas Subterrâneas, a ABAS, capitaneada por José Netto conseguiu realizar em setembro de 2021 com grande sucesso o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas e com isso criou a maior comunidade digital de águas subterrâneas do planeta, que tem por objetivo integrar profissionais, técnicos e acadêmicos e pessoas interessadas no tema para promover o uso sustentável de águas subterrâneas em todo o planeta.

Mais informações
ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
www.abas.org

Foto: José Paulo Netto, presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e CEO da Maxiágua (divulgação)

Brasil Engenharia
#brasilengenharia

fonte: https://www.facebook.com/279238748817113/posts/7333438643397053/?d=n