Claire and the invisible Waters

Teremos o lançamento mundial do livro infantil sobre águas subterrâneas na sua versão em inglês. O livro original “Clara e as águas invisíveis”, de autoria de Luciana Cordeiro de Souza e ilustrações de Marcos Ribeiro, que conta a estória de Clara, uma gotinha d’água, agora vai ganhar o mundo. A distribuição será totalmente gratuita pelo site do Groundwater Project:  gw-project.org. Venha prestigiar esse importante trabalho para levar as águas subterrâneas para crianças de todo o mundo.

“A água não vem das torneiras, mas dos rios, lagos e aquíferos. Com Claire e sua turma vocês irão conhecer as águas invisíveis, águas que vivem no subterrâneo do Planeta Terra e que fazem parte do ciclo hidrológico, pois a chuva infiltra no solo e se acumula nos vazios das rochas formando aquíferos, e através dos poços bombeamos esta água para nosso uso. Por isso é muito importante cuidar também do solo, pois junto com a chuva poluentes e contaminantes podem chegar aos aquíferos.”


LANÇAMENTO DE LIVROS

03 de agosto, 15h30 – 16h00

Sala de Reuniões

Revista Derbyana

Derbyana é a revista de acesso aberto e peer-reviewed dedicada a Geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em continuidade à Revista do Instituto Geológico (ISSN 0100-929x, eISSN 2176-1892), do instituto homônimo, com vigência de 1980 a 2020. No volume inicial, a revista Derbyana apresentou uma série de trabalhos com autores renomados sobre as “Aplicações de Isótopos em Estudos Hidrológicos e Ambientais”, organizada pelo Prof. Dr. Didier Gastmans do Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), especialista em Hidrogeologia. Os artigos retratam o atual estado da arte sobre o tema e constituem referência importante para pesquisas futuras, que podem nortear diretrizes para o uso sustentável e gestão dos recursos hídricos.