José Barreto é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e membro da carreira de Especialista em Regulação da Aviação Civil desde 2008. Atualmente, é Superintendente Adjunto de Regulação Econômica na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Na ANAC, trabalhou com o processo de concessão e gestão de aeroportos brasileiros. Ele participou da modelagem de regulação econômica das concessões de Aeroportos desde as concessões dos aeroportos de São Gonçalo do Aeroporto de Amarante (2009-2011) e de Guarulhos, Viracopos e Brasília (2011-2012), e do processo de inovação regulatória das rodadas seguintes, inclusive das relicitações. Além disso, trabalhou com os processos de reequilíbrio econômico-financeiro, elaboração da metodologia de WACC, fator X e de mediação de conflito sobre aspectos concorrenciais entre aeroportos e usuários.

Entre 2012 e 2021 foi um dos representantes brasileiros na ICAO nos painéis de economia de aeroportos e de transporte aéreo.

Atualmente trabalha com a elaboração das normas de referência na Superintendência de Regulação Econômica na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.