Geninho é graduado em Gestão Pública pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina e tem Pós-Graduação em Master em Liderança e Gestão pelo CLP – Centro de Lideranças Públicas.

Em 1998, elegeu-se presidente da União dos Estudantes Universitários de Olímpia. Foi eleito vereador de Olímpia,de 2001 a 2004, 1° secretário da Câmara Municipal de Olímpia para o biênio de 2003 a 2004. As propostas junto à Câmara, aliadas ao prestígio na cidade, renderam a Geninho seu segundo mandato como vereador. Na época, também foi nomeado presidente da casa para o biênio de 2005 a 2006.

Em 2008, com 32 anos, Geninho tornou-se o prefeito mais jovem da história de Olímpia e suas contribuições refletiram diretamente na reeleição, em 2012. Após deixar a prefeitura, em 2017, Geninho foi convidado a trabalhar na Secretaria de Estado de Habitação, ao lado do então deputado federal Rodrigo Garcia. Por mais de um ano, trabalhou no programa "Cidade Legal", que visava agilizar o processo de regularização de núcleos habitacionais.

Deputado federal pelo extinto Democratas de São Paulo, Geninho Zuliani aos 43 anos, foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Com a fusão de DEM e PSL, dando origem ao União Brasil, Geninho é hoje vice-líder do partido, na Câmara dos Deputados. Em São Paulo, o parlamentar é o secretário-geral do partido, e em Rio Preto, presidente local do União. Representa as regiões de Olímpia, São José do Rio Preto, Barretos, Bebedouro, Ribeirão Preto e Araçatuba e tem no municipalismo, turismo, habitação, agronegócio, saúde, educação e segurança seus principais pilares de atuação parlamentar.