Dr. Vasconcelos é hidrogeólogo e geoquímico ambiental nas operações do Brasil da HidroGeo Engenharia & Gestão de Projetos Ltda, formado em geologia na UnB em 1992 e possui mestrado e doutorado em Ciências e Engenharia Ambiental pela Colorado School of Mines nos E.U.A. em 1997 e 2000.

Realizou dois pos-doc sendo o primeiro em 2001 na Universidade de Delaware, no Dept. de Eng. Civil e Ambiental, na área de biodisponibilidade de metais em corpos receptores e o segundo em 2003 na UFMG no Dept. de Minas e Metalurgia, estudando a mobilidade do arsênio em ambientes de mineração.

Foi consultor sênior de empresas de engenharia Canadenses (Golder Associates, SRK), Americanas (AECOM) e Brasileiras (Amplo Eng., Walm, BVP e HidroGeo Eng. & Gest. de Projetos) nos últimos anos.

Ele tem mais de 27 anos de experiência nas disciplinas e áreas técnicas de hidrogeologia, hidrogeoquímica, destino e transporte de metais no meio ambiente, tratamento de efluente e reabilitação de sites para as indústrias de mineração na América do Sul.

Em 2009 lançou o livro técnico em Avaliação da Qualidade da Água – Base Tecnológica para Gestão Ambiental em português com outros dois Limnologistas seniores, ele tem uma vasta experiência em hidrogeologia, avaliação de sítios, estudos geoquímicos ambientais e avaliação de riscos. Desde 2018 é Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrânea do núcleo de Minas Gerais (ABAS-MG). A instituição promove atividades técnicas para capacitação técnica e preservação do meio hídrico subterrâneo em todo país.