“Águas subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável” será o tema central do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas em São Paulo

A programação do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas de 2022 já  está mobilizando o Brasil.  Após dois anos  com atividades virtuais em  função da pandemia, o evento que  deverá reunir no Espaço Arca em São Paulo,  mais de 1500 pessoas entre os dias 2 a 5 de agosto,  apresenta  uma programação intensa e  da maior importância  para a sobrevivência do país e do planeta.

Em sua XXII edição, o congresso organizado pela  ABAS  – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas,  será  o primeiro evento presencial realizado após alterações do Novo Marco Regulatório do Saneamento  e a aprovação da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil, (GM/MS 888) publicada  em  4 de maio de 2021. A portaria garante o uso Legal e sustentável de poços e águas subterrâneas em todo o país.

Foto ABAS – águas subterrâneas

O tema central “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável”  está  em ressonância com as diretrizes  propostas  pelo Relatório UNESCO  sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, divulgado em  março, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da  Água.

A expectativa é grande. Já na conferência Magna,  um representante da Unesco  irá discorrer sore o tema central do congresso “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável. ”

Já polêmicas como Cidades e Águas Subterrâneas; Grandes Aquíferos brasileiros; Águas Subterrâneas e Mineração; Aquíferos CáXrsticos e os desafios para uma exploração sustentável; O que muda na perfuração de poços no Brasil com o Novo  Marco Regulatório do Saneamento e a portaria 888 de Portabilidade da Água fazem parte da programação de conferências e debates com os maiores especialistas do Brasil e do mundo.

Além disso,  os 10 anos do Plano Nacional de Recursos Hídricos e  o Programa de Monitoramento de Águas Subterrâneas  devem mobilizar ainda mais o setor e trazer  boas contribuições ao mercado.

José Netto, geólogo – Presidente da ABAS

De acordo com o presidente da ABAS, o geólogo José Netto, questões como  testes de vazão,  tratamento de água e  recuperação de poços devem atrair muito publico,  já que, segundo ele, poucas vezes  foram abordados em outros eventos com a profundidade necessária.

Tecnologias, equipamentos e integração

O congresso terá ainda  eventos paralelos como a Fenágua – Feira Nacional da Água e o  XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.

”Os processos de telemetria e acompanhamento da qualidade dos poços avançaram muito nos últimos anos,” explica  o presidente das ABAS.

”Os poços tem uma vida útil longa e precisam de monitoramento constante. Para isso traremos equipamentos e tecnologias avançadas que permitam melhores condições nas perfurações, conjuntos de bombeadores dos principais fabricantes do mundo entre outras coisas.”

Essa edição da Fenágua será a maior e mais importante desde sempre,” conclui o presidente da ABAS. Dessa vez estaremos num espaço que permite mais 100 expositores e maquinários para demonstração.”

As inovações da Fenágua acontecem também no conteúdo.  O último dia (5 de agosto) está reservado para uma série de Summits, ou seja, eventos voltados ao público consumidor com palestras técnicas e workshops realizados pelos próprios expositores.

A programação completa do evento, inscrições e lista de trabalhos inscritos  você pode ver em https://xxiicongressoabas.abas.org/.

Declaração São Paulo – Bruxelas   

Em  2021 Nesse ano, a Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH) realizou decidiu realizar dois congressos: em agosto de 2021, o 47º Congresso da IAH em São Paulo, Brasil, e, em setembro de 2021, o 48º Congresso da IAH em Bruxelas, Bélgica.

Para esta ocasião, os Capítulos Nacionais da IAH no Brasil e na Bélgica, juntamente com o Comitê Executivo da IAH, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), e a Asociación Latinoamericana de Hidrología Subterránea para el Desarrollo (ALHSUD) lançaram um questionário sobre os desafios das águas subterrâneas e soluções para conscientização  a sua gestão e consciencialização e gestão  sustentável. Centenas de hidrogeólogos de todo o mundo participaram.

A análise das respostas e sugestões para reflexão  formaram a base do documento que recebeu o nome de Declaração das Águas Subterrâneas de São Paulo – Bruxelas,  também alvo das discussões do congresso e que   estão sendo compartilhadas e divulgadas  com entidades e governos de todo o mundo.

Conheça o documento em português:

https://www.abas.org/wp-content/uploads/2022/05/S%c3%a3o-Paulo-Brussels-Declaration-Brabel-Iah-Port..pdf

Serviço:

 XXII   Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XIII Encontro de Perfuradores de Poços e  Fenágua 2022  

Quando: 2 a 5 de agosto de 2022

Local: Espaço Arca

Av. Manuel Bandeira, 360
Vila Leopoldina
São Paulo, SP 05317-020

www.xxiicongressoabas.abas.org

Realização: ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas  www.abas.org.br