Os desafios das Águas Subterrâneas e a Mineração é tema de debate em São Paulo

Esses são alguns dos focos da mesa redonda “Águas Subterrâneas e Mineração” que acontece no XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, organizado pela ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas nos dias 2 a 5 de agosto de 2022, no Espaço Arca em São Paulo.
Aguardada com grande expectativa pela importância do tema o evento trará especialistas brasileiros para debater as principais questões que envolvem água e extração mineral. Entre eles, Dr. Flávio M. Vasconcelos, geoquímico, presidente da ABAS de Minas Gerais que fará a coordenação e moderação dos trabalhos, o Dr. Fernando Vilela, Químico do Laboratório Campos Análises, o geólogo Antônio Bertachine, presidente da MD GEO para dar a visão das empresas de consultoria e o engenheiro master da Vale S.A. Dr. Ruberlan Silva, que vai expor sobre o desenvolvimento tecnológico na área de geoquímica ambiental e relatar sobre estudos de predição da qualidade da água no ambiente da mineração.
Caminho sem volta
“Todos nós, profissionais, técnicos, pesquisadores e empresários precisamos ter cada vez mais pró-atividade para buscar soluções e medidas que garantam a segurança da boa qualidade hídrica das águas subterrâneas e superficiais na exploração mineral, “ diz Flávio Vasconcelos presidente da ABAS de Minas Gerais.
“O licenciamento ambiental não pode ser genérico. As autarquias devem questionar o setor privado em relação aos possíveis impactos ambientais de disponibilidade e qualidade nos recursos hídricos locais. Em algumas situações recentes, completa ele, todos nós fomos obrigados a aprender pela dor. Sabemos que a exploração mineral pode alterar a qualidade e a quantidade da água, tanto no escoamento superficial como no fluxo subterrâneo. Sabemos também que a mineração em média recicla 90% da água utilizada em seu processo de lavra e beneficiamento mineral. Portanto, é importante continuar realizando o bom manejo das águas nas minerações e adotar, sobretudo, medidas preventivas, em relação a possíveis impactos na qualidade ambiental deste recurso mineral tão indispensável, a água. “Esse é um caminho sem volta. Os órgãos ambientais, por sua vez, devem exigir o cumprimento das normativas já bem estabelecidas no país e que protegem o nosso solo e as nossas águas subterrâneas (CONAMA 420/2009 e CONAMA 396/2008), desde o licenciamento ambiental até o comissionamento das instalações, durante as operações e nos planos de fechamento das minas. ”
Flávio Vasconcelos conta que existe no Brasil e no mundo bons exemplos dessas operações, onde os grandes volumes de água que vão além das necessidades de consumo das mineradoras são utilizados para abastecimento público, irrigação, indústrias, entre outros. “Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de técnicas eficazes de descontaminação tem dado cada vez mais destaque para a hidrogeologia brasileira. ”
Democratizar o conhecimento
De acordo com o presidente da ABAS MG, o foco da entidade tem sido a democratização do conhecimento e a capacitação técnica, criando evento, debates, cursos e atualizações com Palestrantes de vários pontos do planeta.
“Nesses eventos discutimos não apenas questões como manutenção dos empregos e da atividade econômica, mas a preservação, estudos de qualidade, gestão de efluentes e gestão de águas subterrâneas. ”
Tradicionalmente, os eventos da ABAS são palco para apresentação e debates de questões relevantes sobre águas subterrâneas, seu mercado e sua importância para a sobrevivência do planeta. E após dois anos com eventos on-line o congresso volta a ser totalmente presencial.
Além de mesas redondas, workshops e palestras sobre os principais assuntos ligados às águas subterrâneas, o congresso, que tem como tema central: “Águas subterrâneas, invisível, indivisível e Indispensável” abrigará ainda o XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a Fenágua – Feira Nacional da Água 2022.
A mesa redonda “Agua subterrâneas e mineração será no dia 4 de agosto das 13h às 15h30 no auditório 3 do Espaço Arca.
A programação completa do congresso pode ser vista em: https://xxiicongressoabas.abas.org/
XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas – De 2 a 5 de agosto de 2022
Espaço Arca – São Paulo – Rua Manoel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo
Informações para imprensa:
Cristina Bighetti – jornalista, Mestre em Ciências da Comunicação
+351 927253506 – WhattsApp (24 h)
bighetticristina@gmail.com ou Cristina@timepress.com.br
ABAS – http://www.abas.org