Presidente da REBOB participa do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

Presente na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo Antônio, destacou a importância da gestão das águas subterrâneas no contexto da segurança hídrica para os municípios e a agenda da ANA e dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

O XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas é realizado pela a ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, durante o período de 2 a 5 de agosto, no Espaço Arca em São Paulo, simultaneamente ao XIII Encontro de Perfuradores de Poços e a Fenágua 2022 – Feira Nacional da Água.

O espaço ARCA, local de realização do evento, conta com 8.700 m² e pé direito de 16 m, o que permitiu a exposição de maquinas e equipamentos.

De volta ao formato presencial, o Congresso está trazendo o tema central “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável”, totalmente alinhado com as diretrizes e propostas do Relatório Unesco sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, divulgado em março, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.

De acordo com o presidente da ABAS, geólogo José Paulo Netto, “o Congresso acontece num momento em que, apesar de todas as dificuldades, o Brasil conseguiu avanços importantes como por exemplo o Novo Marco do Saneamento e a aprovação da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil (GM/MS 888 de 4 de maio de 2021). A realização do congresso e dos eventos paralelos nesse momento mostram a força de um setor que reencontrou o seu crescimento, diz o presidente da ABAS José Paulo Netto. Ali teremos o ambiente ideal para discussão de temas urgentes para o Brasil e para todo o planeta com profissionais, técnicos, pesquisadores, cientistas e toda a sociedade.”

Já em seu primeiro dia o evento atingiu 1.100 inscrito, sendo um grande sucesso, onde foram discutidas relações das aguas subterrâneas, saneamento e aspectos Legais. Foram tratados diversos assuntos, entre eles a importantíssima campanha de perfuração de Poços no Estado de São Paulo, onde o DAEE atenderá 130 municípios, comenta o Presidente da ABAS José Paulo Netto.